domingo, 22 de novembro de 2009

Fórmula 1


Hamilton e Button X Alonso e Massa

Anderson Nascimento

"Quem é a melhor dupla de pilotos da Fórmula 1, Hamilton e Button ou Alonso e Massa?" Essa é a pergunta que tem mexido com muitos apaixonados pela F1. A dupla da Mclaren e da Ferrari realmente tem despertado muito anseio das pessoas para a próxima temporada.

O 'english team' conta com os dois últimos campeões mundiais (Lewis Hamilton em 2008 e Jenson Button neste ano). Além disso, em uma categoria que cada vez mais os jovens batem recordes e superam os experientes, a Mclaren pode estar largando na frente da rival italiana. Button tem 28 anos e Hamilton correrá 2010 com 25, enquanto que na Ferrari ambos, tanto Fernando Alonso quanto Felipe Massa estão com 28 anos.

A escuderia de Montezemolo teve que enfrentar um 2009 tenebroso com relação ao seu carro e ao acidente que tirou Felipe Massa das pistas no segundo semestre. No entanto, é esperado que a Ferrari comece a próxima temporada com o arrojo e a qualidade que a colocam como a melhor equipe da história da Fórmula 1. Além do mais, o espanhol Alonso, bicampeão mundial, traz a experiência e a competência rara que poucos pilotos possuem. Felipe Massa também é um trunfo que se mostrou eficiente na temporada 2008.

Com excessão do piloto brasileiro, todos os outros possuem títulos mundias (Lewis Hamilton: 1, Jenson Button: 1 e Fernando Alonso: 2). Os quatro são cotados como os principais competidores da categoria. Mas todos dependerão do trabalho das equipes para se sobressairem na próxima temporada. Hoje um F1 depende muito da tecnologia e não só da genialidade e competência de um piloto.

É difícil apontar com certeza qual é a melhor dupla de pilotos da F1, até porque Sebastian Vettel e Mark Webber, além dos menos badalados mas também grandes competidores como o alemão Nico Rosberg e o discreto Adrian Sutil, também podem aparecer como protagonistas do próximo ano. O que se sabe com toda a certeza é que 2010 promete ser um ano extraordinário para a maior categoria do automobilismo mundial. Pilotos talentosos e equipes que prometem dar a volta por cima aliadas as mudanças no regulamento e nos carros apimentarão ainda mais a competição. Há anos não se via um campeonato tão espetacular como se verá em 2010. Boa sorte a todos, especialmente aos estreantes (tanto equipes como pilotos) que terão muito trabalho pela frente para bater os experientes e os tradicionais da categoria.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More