sábado, 7 de novembro de 2009

Fórmula 1


Toyota fora!

A notícia que aconteceu nessa semana anunciada pela própria equipe Toyota que a escuderia japonesa não mais disputará a Fórmua 1 pegou muitos de surpresa, mas nem todos.

A grave crise financeira já havia feito com que a escuderia perdesse sua força economica. Depois de anos com gastos exorbitantes e resultados pouco convincentes, o fim não poderia ser outro. A Toyota contou com pilotos experientes, como o italiano Jarno Trulli, e pilotos jovens e talentosos como demonstrou ser o japonês Kamui Kobayashi. Porém, nem os pilotos, nem mesmo o orçamento generoso foram suficientes para que a equipe japonesa conquistasse ao menos uma vitória na categoria mais importante do automobilismo.

Nascida em 2002, foram 8 temporadas na Fórmula 1, totalizando 140 GPs, 3 poles, 3 voltas mais rápidas e 278.5 pontos. A Toyota nasceu como gigante, debaixo de muita expectativa, mas o que restou mesmo foi o pedido de desculpas da própria equipe pela descepeção.

Entre abril de 2008 e março de 2009 a Toyota perdeu 436,937 bilhões de ienes (R$ 8,4 bilhões) e calcula que no ano que acabará em março de 2010 perderá outros 450 bilhões de ienes (R$ 8,7 bilhões).

O tombo foi tão grande que derrubou uma gigante. O pior que o prejuízo não parou por ai. De acordo com a revista alemã "Auto Motor und Sport", a Toyota pode cortar 550 funcionários de sua divisão esportiva, que funciona na cidade alemã de Junkersdorf, a oeste de Colônia. De acordo com um membro da equipe japonesa, apenas 150 continuariam a trabalhar no local, dos 700 atuais.

No final, todos perdem; perdem os torcedores, perdem os pilotos e principalmente perde a Fórmula 1.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More