domingo, 1 de novembro de 2009

GP dos Emirados Árabes


Vettel encerra temporada com vitória

Anderson Nascimento


A última corrida da temporada 2009 da Fórmula 1 foi muito além do que se esperava. Por começar pela novidade de correr um mesmo GP debaixo da luz do sol e debaixo da luz dos refletores que iluminaram a parte final da corrida. Dentro da pista, Sebastian Vettel não surpreendeu ninguém, mas mostrou que já é uma realidade amadurecida na F1 e venceu com tranquilidade do GP dos Emirados Árabes.

No início da prova, Lewis Hamilton, que largou na pole-position, conseguiu fazer o que todo mundo já esperava: abrir vantagem. No entanto, o inglês não teve sorte. O freio dianteiro de sua Mclaren teve problemas e Hamilton precisou abandonar a corrida. Com isso, Vettel teve o caminho livre para conquistar sua quarta vitória na temporada.

Um dos poucos motivos que levaram alguns a acompanharem a prova em Abu Dhabi foi a briga pelo vice-campeonato entre Vettel e Rubens Barrichello. Além de ter a difícil tarefa de superar o bom desempenho do seu rival alemão, Barrichello teve que conviver por toda a corrida com um problema na asa dianteira, causado por um toque, ainda no início, de Mark Webber. Rubinho terminou a corrida em 4º e o campeonato em 3º.

Os elogios ficaram por conta do japonês Kamui Kobayashi. Mais uma vez Jenson Button fora a vítima. Numa das ultrapassagens do GP, Kobayashi aplicou um 'xis' em Button relembrando o GP do Brasil. Aliás, Button protagonizou um momento incrível no final da corrida. Mesmo com o título conquistado com antecipação, o inglês partiu para cima de Webber e deu emoção à prova. Button mostrou que o título estava em boas mãos.

Por outro lado, como está virando costume na F1, Jaime Alguersuari resolveu parar durante o pit stop na vaga da RBR e por pouco não atrapalhou a chegada de Vettel. A consequência do erro não demorou a chegar. Minutos depois, Alguersuari encostou sua STR e abandonou a corrida. Segundo ele, o problema não foi a falta de gasolina, mas um problema no câmbio.

A temporada 2010 de F1 começa no dia 14 de março e fechará mais uma vez no Brasil no dia 14 de novembro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More