segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fórmula 1


Especial: Fim da temporada 2009
Anderson Nascimento


Mais um ano terminou para a Fórmula 1, talvez não como todos os brasileiros esperavam, mas não deixou nada a desejar.

Não podemos dizer que houve uma grande evolução na categoria, mas a disputa acirrada continuou como a exemplo das últimas temporadas. Muitos pilotos sofreram altos e baixos. Alguns foram tão lá embaixo que não voltaram mais, outros cresceram tanto que entrarão em 2010 como franco favoritos.

Nico Rosberg, Rubens Barrichello, Lewis Hamilton e outros fizeram um bom campeonato apesar de não conseguirem o tão sonhado título. Nelsinho Piquet é um dos exemplos dos que se perderam na temporada e deixaram a principal categoria do automobilismo mundial. Como consequência de seu erro, as equipes estreantes e as atuais não demonstram nenhum interesse em contar com o piloto brasileiro para a próxima temporada.

Confira agora as chances que os pilotos que permanecerão na Fórmula 1 terão na Temporada 2010 do ponto de vista do jornalista Anderson Nascimento:

Fernando Alonso: O bicampeão terá a grande chance de buscar o tri a bordo de uma Ferrari. Diferente do que acontecia na Renault, o único problema que Alonso enfrentará será a companhia de Felipe Massa, outro candidato ao título.

Felipe Massa: O brasileiro voltará as pistas disposto a não permitir que o título escape novamente de suas mãos. A favor contará a experiência de ter pilotado na Ferrari por algumas temporadas consecutivas, mas contra terá a companhia do genial Fernando Alonso.

Lewis Hamilton: Repetir o feito de 2008 poderá ser mais fácil para o inglês. Nesse ano a Mclaren deixou a desejar em muitas ocasiões, mas no próximo ano a equipe de Ron Denis promete dar a Hamilton um carro muito competitivo, que com certeza fará a diferença.

Jenson Button: Campeão e com moral, Button só conseguirá disputar o título se manter-se na Brawn GP, pois a mudança de equipe poderá acarretar em mudanças que serão difíceis de se adaptar a tempo.

Rubens Barrichello: A frente da Williams, Barrichello dependerá muito de como será o carro da escuderia inglesa. Caso a Williams evolua e mantenha o que vem fazendo de bom, o brasileiro voltará a disputar o título, ao contrário, sua carreira poderá terminar de maneira melancólica.

Nico Rosberg: O alemão provou ser uma realidade interessante na Fórmula 1. Independente de equipe, Rosberg terá a chance de pela primeira vez se tornar campeão do mundo.

Mark Webber: O bom piloto da RBR será mais um apoio para seu companheiro Vettel do que ele mesmo buscar um objetivo maior em 2010. Tudo isso não ofusca sua qualidade como piloto, muito menos as chances de triunfos para o ano que vem.

Sebastian Vettel: Se nesse ano a RBR teve oscilações que apesar de pequenas atrapalharam a briga de Vettel pelo título, no ano que vem as coisas prometem ser um pouco diferentes. Contando com todo o aparato da equipe o jovem alemão terá a chance de superar mais uma vez grandes pilotos.

Kimi Raikkonen: O "homem de gelo" espera recuperar os momentos de vitória em outra escuderia. Com o salário mais alto da Fórmula 1, sua continuação na categoria está ameaçada, já que no momento o piloto não assinou com nenhuma equipe. Mclaren mostrou interesse em te-lo, mas uma parceria com Lewis Hamilton pode não ser muito animadora.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More